domingo, 10 de outubro de 2010

DUAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS SEGUIDAS DE REFLEXÃO:




1 - Vamos imaginar que por algum motivo você tem uma limitação visual, parcial ou completa, e somente consegue utilizar o computador com algum dispositivo que faça uma leitura da tela. Agora o desafio será realizar uma atividade de escrita sem utilizar o seu monitor.


Reflexão:


Após realizar atividade senti forte emoção e ao mesmo tempo forte angústia: emoção por compreender que nada impede o ser humano de realizar tal tarefa, angústia por eu ter que me colocar no lugar de uma pessoa com deficiência visual. Senti-me mais segura ao realizar a atividade no programa Dasher, apesar da lerdeza no digitar que, com treino isso será superado. Vejo esses  meios dentro da tecnologia assistiva sendo um  grande avanço para os que desses programas se valem na intensão de  conseguir realizar tarefas propostas, encontrar o que melhor se ajuste à sua condição e necessidade  para que possam ter vida independente.


2 - Pense que tipo de atividade você poderia desenvolver com apoio de uma tecnologia assistiva para o aluno ou o grupo de alunos.
       Para viabilizar essa experiência, você deve:
  •   Selecionar um ou mais aluno(s); 
  •   Planejar uma atividade explorando a tecnologia assistiva; 
  •   Colocar em prática a atividade com o(s) aluno(s); 
  •   Refletir sobre a experiência.

           Relatório das atividades do aluno usando Tecnologia Assistiva 

Professor: Regina Steiner da Silva
A. Aluno: Lucas Borges Santana
1. Perfil do aluno:
O escolar Lucas Borges Santana, 09 anos de idade, cursa o quarto ano do Ensino Fundamental e é portador de encefalopatia crônica não evolutiva (SIC). O mesmo apresenta dificuldade na fala(gagueira) e na escrita(dificuldade locomotora). Mesmo assim é um excelente aluno, apresentando ótimo potencial para a aprendizagem.  
2. Descrição da atividade planejada pelo professor:
O aluno foi submetido à tentativa de escrever um texto(frase) com a assistência de um software de tecnologia assistiva.

3. Tecnologia Assistiva escolhida:

Programa Dasher 4.10
B. Reflexão sobre a experiência:
1. Dúvidas, facilidades e dificuldades no manuseio da tecnologia por parte do aluno:
 O aluno de imediato achou interessante este recurso, seus olhos brilhavam de alegria, mas ao manusear encontrou dificuldade em procurar os símbolos necessários. Com a prática isso está sendo sanado vista que, esta atividade é desenvolvida na escola com ajuda da professora.
2. Análise da produção do aluno:
O resultado do trabalho foi uma frase “escrita” pelo aluno, ainda quando não estava tão familiarizado com o software. Frase esta criada por ele mesmo: “Eu gosto muito da escola”.
3. Conclusões:
Após desenvolver esse trabalho percebi que, a tecnologia assistiva proporciona grande benefício ao portador viabilizando caminhos acessíveis para que ele possa desenvolver atividades de acordo com suas limitações.


Um comentário:

  1. Concordo com o que dizes!!!
    Adorei o seu blog, este curso está nos deixando craque em tecnologias!!!
    Beijão:
    Ingelore

    ResponderExcluir